Forjada a partir das brutais exigências do circuito da Taça do Mundo DH, a nova Session 9.9 aumenta a velocidade com um quadro mais rígido, uma geometria focada na competição e um comportamento mais vigoroso devido ao design de suspensão atualizado e otimizado para amortecedores de ar. Além das populares rodas 27.5” serem cada vez mais populares devido às performances adequadas para todos os tipos de trilhos, vamos também oferecer algo especial para quem compete a sério e para os alucinados pela velocidade.
Todas as qualidades da nova Session vão estar também disponíveis num chassis 29”… ainda mais rápido. Com oferta limitada no formato de kit quadro e suspensão,  introduzimos desta forma as rápidas rodas 29” na cena do downhill.
Geometria mais agressiva
A geometria atualizada e focada na competição é a alteração menos visível da Session 9.9, mas é aquela que os riders vão sentir de imediato. Este é o aspeto onde os Athertons e a Taça do Mundo tiveram maior influência. O alcance aumentou 20mm em cada tamanho, colocando o rider numa posição mais agressiva em cima da bicicleta. As escoras mantêm-se um pouco mais longas para acompanharem a distância dianteira-centro e manter a bicicleta estável ao mesmo tempo que permite passar por cima de obstáculos complicados sem levantar a traseira.
Também aumentámos a estabilidade da Session e a destreza da viragem através de um ângulo mais suave do tubo de direcção e da colocação mais baixa do eixo pedaleiro. A Session 9.9 está agora mais baixa 10mm e apresenta um ângulo de caixa de direção de 63graus completamente inovador.
Geometria ajustável
Esperavas um ângulo de caixa de direção um pouco diferente? A Session dispõe de um ângulo de caixa de direção facilmente ajustável, mas não do tipo de ajuste propenso a ranger. A Session tem espaçadores de inclinação zero instalados, mas também inclui um conjunto de espaçadores com 1-grau de inclinação que podem ser instalados com um ângulo para a frente ou para trás, conferindo mais um 1 grau de inclinação ao ajuste do ângulo da caixa de direção em qualquer um dos sentidos. Como todas as bicicletas de suspensão total, a Session ganha ainda mais capacidade de afinação com o Mino Link, que oferece mais meio grau de inclinação ao ângulo de caixa de direção, assim como mais 8mm de ajuste à altura do eixo pedaleiro. Entre o Mino Link e o ajuste do ângulo da caixa de direção, os ciclistas podem afinar o seu ângulo de caixa de direção entre os 62 e os 64.5 graus, dependendo das suas preferências pessoais.
Embora a nova Session tenha a vista colocada na meta, sente-se também em casa  no parque de acrobacias a dar saltos. A Session é, em primeiro lugar, dimensionada pelo alcance, o que significa que os ciclistas acrobatas podem desfrutar da suspensão melhorada e da rigidez da Session para uma configuração mais vívida.
Bicicleta mais animada
Uma das alterações mais visíveis da Session 9.9 é o novo amortecedor a ar Fox Float X2. O interior redesenhado do Float X2 foi concebido no mesmo prazo da Session e a equipa de Pesquisa e Desenvolvimento de Suspensões da Trek trabalhou em estreita ligação com a Fox Racing Shox para otimizar a nova bicicleta e suspensão em conjunto, formando um pacote de performance que inclui mais versatilidade e opções de afinação do que nunca. As atualizações no novo Float X2 orientado para o DH incluem válvulas progressivas em vez de digressivas e molas com caraterísticas melhoradas, que se complementam com o baixo rácio de alavancagem e o maior curso de amortecimento da Session. Estas alterações do quadro aceleram a velocidade de compressão do amortecedor e introduzem forças mais altas de mola e de amortecimento para uma determinada distância de rolagem da roda.
Toda a engenharia permite oferecer uma bicicleta mais animada, com maior controlo e suporte, especialmente no meio do curso, onde a suspensão trabalha mais. Com o amortecedor a fazer a maioria do trabalho e dissipando mais energia pelo meio do curso, o amortecedor oferece uma recuperação mais previsível e maior controlo mesmo quando bate em obstáculos maiores. A suspensão é também mais responsiva no início do curso, permitindo que a bicicleta responda aos obstáculos menores, adaptando-se melhor aos trilhos e oferecendo aderência melhorada.  Pode parecer impossível fazer estas melhorias todas em termos de suspensão de forma simultânea sem comprometer qualquer coisa, mas é exatamente o que acontece com a Session e o novo Float X2.

Mais reativa, quadr mais rígido

Outra alteração visível na nova Session  é a ausência do sistema Full Floater. Utilizávamos o Full Floater como outra forma de afinar as caraterísticas da suspensão, mas as melhorias massivas dos amortecedores a ar – incluindo mais afinações como a pressão do ar, taxa de compressão da mola e volume – permitiu-nos abdicar do Full Floater em troca de mais potência, mais rigidez e menos peso no quadro ao mesmo tempo que mantivemos a elegância.
Pacote completo de performance
A performance de suspensão melhorada, a rigidez aumentada do quadro e a geometria ajustável e de competição são alterações notáveis, mas a Session mantém todas as tecnologias clássicas da Trek que fazem brilhar qualquer uma das nossas bicicletas. O sistema patenteado Active Braking Pivot da Trek mantém a suspensão em funcionamento durante as travagens o que não acontece noutros designs em que fica rígida e deixa de funcionar. O quadro OCLV Moutain Carbon é leve e forte devido a uma aplicação de carbono que retira peso, melhora a condução e maximiza a durabilidade. O Carbon Armor acrescenta uma camada extra de proteção nas zonas propensas ao impacto como o tubo inferior, as escoras de transmissão e as escoras do assento. Os protetores de suspensão dianteira são construídos com as guias de cablagem Control Freak para um manuseio versátil e simples da passagem interna dos cabos, acrescentando proteção e contribuindo para uma estética elegante.
Tudo contribui para uma bicicleta downhill que apresenta uma melhor performance em todos os aspetos. É mais rígida, mais agressiva, mais ajustável e é simplesmente mais rápida. A Session resume-se a uma suspensão que é mais elegante e oferece maior aderência em cima, é mais apoiada e controlada no centro e é mais capaz de absorver grande pancadas na zona inferior sem perder a sua calma. 
A Session 9.9 vai estar disponível  em Setembro, reserva-a já