Ciclismo – ALEXANDRE GUILHOTO VENCE XXI ao Concelho de Almodôvar.

Decorreu no último fim-de-semana (7 e 8 de abril), a 11.ª Volta ao Concelho de Almodôvar em Ciclismo, prova em que alinharam 154 ciclistas em representação de 16 equipas das melhores equipas amadoras nacionais e uma espanhola.

A formação beirã Marques & Pereira/EM3/Os Beirões participaram nesta prova com apenas 6 unidades. Luís Marques, João Mariano, Alexandre Guilhoto, António Ferreira, Daniel Alexandre e Marco Melo foram os ciclistas da equipa do concelho da Guarda que participaram nesta prova por terras alentejanas.

A primeira etapa e início da 11.ª volta ao Concelho de Almodôvar, decorreu na tarde do dia 7, com partida em Almodôvar e chegada ao Alto de Santa Clara, etapa composta por 110 km. Alinharam à partida para a 1.ª etapa 139 atletas, com condições climatéricas adversas vindo a dificultar a tarefa dos atletas e a revelar-se talvez o obstáculo mais difícil de ultrapassar, pois a etapa decorreu sempre debaixo de muito frio e muita chuva mesmo para os atletas da mais alta, habituados a estas lides.Os atletas da Marques & Pereira estiveram na discussão da etapa, com algumas tentativas de fuga mas sem surtirem efeito. A cerca de 4 km do final, o pelotão estava compacto e dava-se o inicio de uma subida acentuada que conduziria os ciclistas até à meta, onde o Alexandre Guilhoto (6º), João mariano (8º) e António Ferreira(10º) estiveram na discussão da etapa e acabaram a 12, 15 e 19 segundos respectivamente do vencedor da etapa. Com esta classificação Alexandre Guilhoto e João Mariano eram 2º e 3º na Categoria Master 30 e António Ferreira ficava em segundo lugar a apenas 1 segundo da camisola Laranja(Master 40). Nesta primeira etapa desistiram 42 ciclistas, a sua grande maioria devido às grandes dificuldades climatéricas.

No dia seguinte, da parte da manhã, decorreu a 2.ª etapa composta por 60 km, com partida em Gomes Aires e chegada a Almodôvar, tendo alinhado apenas 112 ciclistas, devido às desistências do dia anterior. A etapa iniciou em bom ritmo, marcada logo pelo azar para a Marques & Pereira, pois apenas com 10 km percorridos uma queda no pelotão a mais de 40Km/h envolveu cerca de 40 ciclistas, onde o atleta da Marques & Pereira, António Ferreira esteve envolvido e viu-se obrigado a desistir com uma clavícula partida. A faltar 15km para a meta, deu-se uma fuga de 10 ciclistas que não viria a ser alcançada e onde se encontrava o João Mariano, na chegada ao sprint conseguiu bater toda a concorrência cortando a meta com 18 segundos de avanço em relação ao pelotão, conquistando consequentemente a liderança da geral(Camisola Amarela), Camisola Vermelha, liderança Master 30 e ainda Camisola Verde líder dos pontos. 

Para a última etapa, que decorreu da parte da tarde, composta por um circuito fechado de 10 voltas que perfazia um total de 45 km, já só alinharam 98 atletas, e a equipa Marques & Pereira tinha a difícil tarefa de com apenas 3 elementos defender a liderança da prova. A etapa decorreu a um ritmo elevado, à passagem da segunda volta deu-se uma fuga de 5 atletas, onde se encontrava o ciclista da Marques & Pereira, Alexandre Guilhoto, tendo a referida fuga chegado a ter 1 minuto de avanço sobre o pelotão. À passagem da 8.ª volta, Alexandre Guilhoto atacou a corrida e conseguiu deixar 3 colegas de fuga para trás e trazendo outro atleta na roda, tendo a vitória da etapa sido discutida ao sprint pelos dois ciclistas, com o ciclista da Marques & Pereira, Alexandre Guilhoto a fazer 2º  e João Mariano e o Marco Melo a chegarem inseridos no pelotão.  Só o apoio transmitido pelo colega azarado tornou possível este feito nunca antes conseguido, estava conquistada pela 1ª vez para uma equipa do Interior a XXI Volta ao Concelho de Almodôvar com o ciclista Alexandre Guilhoto da Marques & Pereira/EM3/Os Beirões a ser o vencedor da Geral e ainda vencedor da sua categoria, Master 30. Na classificação por equipas a Marques & Pereira conseguiu ainda subir ao pódio para ocupar o 3º lugar.